sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O poder é canibal

Política, segundo o dicionário Michaelis é a arte ou ciência de governar. Governo esse que já sofreu durante a história grandes modificações em sua estrutura, passando do mais forte, pro mais sábio; do mais rico, pro mais virtuoso; do rei absoluto, pra existência de três poderes.

Monarquia, ditadura, república, império, reinado, feudo, o que existe em comum? A sede do ser humano por domínio, a obcessão para se ter o maior exército, a maior riqueza, o maior território. Sempre fomos controlados por um sistema que ao longo do tempo se modificou e hoje é posto para preservar os direitos básicos do ser humano, inicialmente descritos por Locke e Rousseau, e consagrados na declaração universal dos direitos humanos; temos o direito de várias coisas e não sabemos. O dever do sistema - O governo - é nos possibilitar o desfrute da vida, e não promover verdadeiras guerras pelo poder.


Para se governar é preciso TER política, e para chegar ao poder, é preciso FAZER política. Ohhhh, então quer dizer que TER política é diferente de FAZER política? SIM!

Ter política é acima de tudo ter ÉTICA e possuir ideias que proporcionem o progresso, o êxito de um governo é o avanço da nação governada. Fazer política é influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influenciação da opinião pública, aliciação de eleitores. O que ocorre nessas Eleições, leitor, é o "fazer política" e esse "fazer política" supera a sede de progresso; o confronto entre dois partidos (PT e PSDB), é mais forte que o confronto de ideias entre duas pessoas e muitas vezes a campanha desses candidatos se apóia não na nação, mas nos defeitos do adversário. Barbaridades são ditas e o canibalismo se segue até as urnas.

Não gosto de debates, pra mim neles todos saem perdendo, neles os protagonistas são os ataques pessoais; os números vomitados, de onde não são reveladas as fontes; além de surgimentos  dos "escândalos de geladeira" esquentados no microondas nas vésperas da eleição. No segundo plano surgem duas ou três propostas interessantes.

A natureza humana é obcessiva, sempre queremos o poder, mas não podemos deixar o poder nos dominar e tirar-nos o respeito. Abaixo o canibalismo, não quero  números e estatísticas; o que falta é educação mané! Que tal criar vergonha? Queremos nossos direitos Já! Fazer menos política e ter mais ação é o que se espera dos nossos representantes. O Brasil tá precisando de mais pauduressência, escutem a voz do cara que vai dominar o mundo...
 

Um comentário:

  1. é possa crer,falta educação manés,mas a dominação da massa é um ciclo vicioso,a não ser que viremos LULA po,agora tem q ter carisma além de proposta sacas?

    ResponderExcluir