quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A reconquista da paz



Rio de janeiro, domingo, 21 de novembro de 2010: Bandidos armados invadem a linha vermelha e põem fogo em dois carros, começa aí uma onda de violência, a causa escultural da guerra carioca. Causa escultural sim, essa onda de crimes só foi a fagulha para o conflito começar e esse conflito já vinha sendo planejado há muito tempo.

Digo que não foi uma operação reativa, pois uma operação desse tipo não se tem a eficácia como essa atual. As operações reativas são caracterizadas por haver muito mais transpiração que planejamento, nelas ocorrem um maior numero de acidentes causados pela pouca organização.

Depois de passados alguns dias é chegada a hora. Não da invasão, muito pelo contrário, a hora da retomada, da reconquista, enfim começa a tardia, e tão importante guerra pela paz - mais pela paz que contra o tráfico - o povo enfim vê que a polícia está do seu lado, e passa a ser mais um aliado nessa guerra, dando importantes informações à polícia. O povo precisa da paz!

A polícia toma a Vila Cruzeiro, os bandidos fogem pro Morro do Alemão...

Fecha-se o cerco sobre os traficantes, os guerreiros da paz cercam a favela e é preparado um esquema de guerra com parceria das forças armadas - passam a figurar alí a união entre cidade, estado e país. Então chega o domingo 28/11 e a reconquista de mais um território é conseguida após uma hora e meia de confrontos. Os Bandidos fugiram, deixando pra trás grande quantidade de drogas e armas, enfim: demasiadamente enfraquecidos.

E agora? O que acontecerá? Só o tempo irá nos dizer, mas uma coisa é certa: Os traficantes saíram enfraquecidos, e os "grandes barões da droga" (traficantes internacionais) perderam por um tempo um ponto de renda fixo. É necessário que cortemos o mal pela raíz, seja feito um programa de combate ao tráfico de armas e drogas nas fronteiras brasileiras - sim, sei que é difícil, pois temos quase 17.000 quilômetros de fronteiras, mas deixar nossas fronteira sem fiscalização é que não pode.

Os moradores das favelas querem melhorias, se reconquistarmos o território e não fizermos nada para melhorá-lo de que adianta retomá-lo? Como dizem os titãs o povo quer "comida, diversão e arte". É preciso também melhorar as condições sanitárias e dar a população um local digno de se morar. O povo também quer educação mané! Com ela será criada uma conscientização contra as drogas, não teremos gente na rua aprendendo o que não presta.

CPI's precisam ser criadas para a fiscalização e repreensão da corrupção entre os policiais que acobertam ou abastecem o tráfico com armas. E quem garante que os políticos não estão envolvidos nesse absurdo - é cada peça que eu não duvido esses "podrões" estarem se beneficiando com o triunfo do terror.

Não é pra fechar os olhos e achar que tá tudo dominado, continuar a luta contra as milícias é obrigação, e a construção e solidificação de uma nova sociedade deve ser iniciada já: saúde, educação, transporte, saneamento, segurança e entretenimento devem ser promovidos em todo país, para assim conseguirmos nos transformar no tão sonhado "país do futuro", digno de todos nós.

Um comentário:

  1. o tão sonhado "país do futuro" deixará de ser sonho se lutarmos por ele!
    muito, meu anjoo! tá cada vez melhor!

    ResponderExcluir